domingo, 25 de maio de 2014

Feliz #DiaDaToalha Nerdaiada

Por Eric Colombo


Hoje, dia 25 de maio, é comemorado mundialmente, o Dia da Toalha. A data é uma homenagem dos fãs ao autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Douglas Adams. Neste mesmo dia, é também comemorado o Dia do Orgulho Nerd. 

A data foi celebrada pela primeira vez em 2001, por membros do H2G2, essa foi a forma que os fãs de Douglas Adams encontraram de homenagear o autor, falecido em 11 de maio de 2011. 

Mesmo sendo discutida a possibilidade de alterar a data para 42 dias após a data do falecimento(este é outro detalhe bastante importante da saga, que diz que o número 42 é a resposta para a questão fundamental da vida), ela não foi alterada, e desde então a data é celebrada por fãs no mundo inteiro, onde eles carregam uma toalha durante o dia inteiro, e as usam como capa, turbante, ou como suas criatividades lhes permitirem.

Um dos capítulos do livro mostram a tamanha importância da toalha para um "viajante da galáxia", ele diz:
Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)

Douglas Adam
Guia do Mochileiro das Galáxias.



É isso aí Fanáticos, nós resolvemos comemorar este dia, mande também suas fotos e vídeos para postarmos aqui, junto com essas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário