sexta-feira, 9 de maio de 2014

Operadora japonesa irá iniciar testes com 5G ainda neste ano

A NTT Docomo começará ainda em 2014 a fazer testes com redes 5G, que devem ser dez vezes mais rápidas do que o 4G

Kiyoshi Ota/Bloomberg
Uma operadora de telefonia móvel japonesa, a NTT Docomo, começará a realizar testes com a tecnologia 5G ainda este ano. O 5G deve ser a próxima geração de transmissão de dados de maneira móvel.

Neste primeiro ano, os testes serão realizados apenas em ambientes fechados. Eles acontecerão no centro de pesquisa e desenvolvimento da operadora, em Yokosuka, no Japão. Somente em 2015 devem começar os testes em locais abertos.

Para a pesquisa, a NTT Docomo fechou parceria com outras empresas que atuam no mercado móvel. Elas são: Alcatel-Lucent, Ericsson, Fujitsu, NEC, Nokia e Samsung.

De acordo com a operadora, o 5G deve ser capaz de atingir velocidade de transmissão de dados máxima de 10 Gbps. Esse valor é o equivalente a dez vezes a velocidade do 4G (a velocidade máxima teórica do 4G é de 1 Gbps).

Evolução

Tradicionalmente, as tecnologias de transmissão de dados móveis mudam de geração a cada década. A primeira geração (ainda de maneira analógica) começou comercialmente nos anos 80. A chegada do 2G marcou a mudança dos padrões analógicos para os digitais, nos anos 90.

Com o 3G, houve um grande aumento na velocidade de transmissão. Estamos atualmente com a tecnologia do 4G, com velocidades ainda maiores, que começou a ser implementada em dois padrões — o WiMax (pouco adotado) em 2010 e LTE em 2011.

A NTT Docomo prevê que o 5G deva ser usado comercialmente apenas em 2020. Antes disso, será preciso estabelecer padrões para o 5G.

A operadora afirma que isso deve acontecer em uma conferência internacional de telecomunicações em 2016. Descobertas importantes feitas até lá serão cruciais no processo de padronização da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário