quarta-feira, 21 de maio de 2014

eBay é invadido por hackers e pede que usuários mudem senhas

Ataque acessou banco de dados com informações como senhas, endereços de e-mail e endereços residenciais. Dados financeiros não foram comprometidos

Dan Kitwood/Getty Images
O site de comércio eletrônico eBay pedirá para seus usuários trocarem suas senhas. Isso acontecerá devido a um ataque virtual às bases de dados do site. O eBay tem 140 milhões de contas ativas no mundo. No ano passado, 1 milhão de brasileiros fizeram compras no site.

Nessas bases ficavam as senhas criptografadas e outras informações não relacionadas a bancos dos usuários. De acordo com o eBay, análises do sistema mostraram que o ataque não foi capaz de acessar informações sobre os cartões de crédito cadastrados no site.

Os hackers foram capazes de ter acesso às credenciais de funcionário do eBay. Foi assim que eles foram capazes de acessar áreas do banco de dados da empresa.

A base de dados, que foi comprometida entre fevereiro e março deste ano, inclui: nome dos usuários, senhas criptografadas, endereço de e-mail, endereço físico, número de telefone e data de nascimento.

De acordo com o eBay, a empresa notou que o acesso de alguns funcionários havia sido comprometido por hackers há cerca de duas semanas. Investigações de especialistas identificaram o ataque à base de dados e o eBay resolveu fazer um anúncio hoje alertando seus usuários.

Ainda segundo a empresa, nas investigações não foram detectadas compras irregulares graças ao acesso aos dados. As informações das contas de PayPal dos usuários são mantidas em servidores diferentes. Não houve qualquer acesso a essas informações.

Hoje, o eBay enviará mensagens por e-mail para seus usuários alertando sobre o ataque e sugerindo que as senhas sejam alteradas.

Brasil

O eBay entrou oficialmente no Brasil há poucas semanas. A empresa lançou uma versão do site traduzida para o português.

Segundo número do próprio eBay, em 2013, um milhão de brasileiros fizeram compras no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário