sexta-feira, 4 de outubro de 2013

App Line quer usar a simpatia contra rivais WhatsApp e Viber

App japonês Line lança versão no Brasil para rivalizar com outros consolidados serviços como WhatsApp, Viber e Skype. Sua arma? Desenhos fofinhos.

App Line
Divulgação

Além do WhatsApp, Viber e Skype, usuários brasileiros ganharam nesta semana mais uma opção de app de troca de mensagens, o Line. Desenvolvido no Japão e lançado em 2011, o app já conta com mais de 230 milhões de usuários em todo o mundo e está presente em mais de 230 países.

O crescimento do app é impressionante. Ainda mais quando seus números são comparados com a evolução da maior rede social do planeta. Segundo notado pelo jornal britânico Guardian, o Facebook demorou três anos para atingir a marca de 58 milhões de usuários na Ásia. O Line precisou de apenas doze meses.

Mas o que há, afinal, de diferente no Line em relação aos seus concorrentes? Concebido originalmente como uma plataforma de troca de mensagens, o app hoje conta com uma série de funcionalidades que vão além da possibilidade de realização de chamadas.

Uma delas é o Home & Timeline, que se propõe a ser uma espécie de Timeline como a do Facebook. Lá, os usuários podem compartilhar atualizações e interagir com outros seguidores. É possível, inclusive, seguir perfis oficiais de personalidades como o tenista Rafael Nadal, por exemplo.

Outro diferencial é o quão “fofo” o Line é. O app conta com mais de 8 mil “stickers”, imagens bem humoradas usadas para decorar as mensagens, e que são desenhadas em estilo mangá. Os principais deles são os simpáticos urso Brown e o coelho Cony.

E é exatamente nestes “stickers” que o Line tem uma boa fonte de renda. Muitos são gratuitos, mas sempre há a possibilidade de o usuário adquirir pacotes com outras opções de desenhos por 1,99 dólar em iPhones ou smartphones com Android.

O download do Line é gratuito e o app está disponível em diferentes sistemas operacionais. Além do iOS Android, é possível baixá-lo em dispositivos Windows Phone, BlackBerry e Nokia Asha. E o Line também pode ser usado em computadores PC e Mac.

Impossível dizer se a simpatia do app será suficiente para conquistar os usuários no Brasil. Fato é que o Line terá de arregaçar as mangas para tentar alcançar a mesma relevância que seus consolidados rivais têm nos smartphones e computadores dos brasileiros.


Veja o comercial do novo App:


Nenhum comentário:

Postar um comentário