quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cientistas transferem dados em velocidade de 100 Gbps via wireless

Divulgação

Você acha que o roteador da sua casa é bom? Pense duas vezes. Cientistas conseguiram alcançar velocidades de transmissão de dados sem fio, fato que marca um novo recorde mundial alcançado pelo Franhofer Institute e do Karlsruhe Institute of Technology, na Alemanha.

A velocidade não inédita para a transmissão de dados por cabo, mas é a primeira vez que é alcançada sem fio. A transmissão foi cerca 14 vezes mais rápida do que o mais potente roteador que usa o padrão 802.11ac no mercado.

O teste, no entanto, aconteceu em um ambiente controlado, a uma distância de 20 metros sem nenhum obstáculo para o sinal, numa frequência de 237,5 GHz. 

"Para áreas rurais, em particular, essa tecnologia representa uma alternativa barata e flexível às redes de fibra óptica, cuja extensão pode muitas vezes não ser justificada a partir de um ponto de vista econômico", disse o Professor Ingmar Kallfass, de acordo com o TGDaily

Não há previsão de quando a tecnologia pode deixar os laboratórios para ganhar espaço na vida do usuário final, mas os cientistas previam que estas velocidades só seriam alcançadas em 2015, o que representa um avanço precoce na tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário