quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pesquisadores testam sistema de internet Wi-Fi aquática

Reprodução
Uma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos está testando uma rede Wi-Fi aquática, com o objetivo de criar uma internet submarina. O time, da Universidade de Buffalo, em nova York, afirma que o objetivo é que a tecnologia possa detectar tsunamis, com melhores sistemas de avisos.

A pesquisa planeja criar um novo padrão de comunicações submarinas, para facilitar a propagação dos dados. A diferença entre a novidade é o Wi-Fi comum é que, enquanto o roteador da sua casa usa ondas de rádio, a rede submersa utilizaria ondas sonoras.

As ondas de rádio penetram na água, mas tem o alcance e estabilidade limitados. Já as sonoras são melhores para utilização aquática, como mostram várias espécies marítimas, como baleias e golfinhos, que se comunicam embaixo d'água com ondas de som.

"Uma rede submersa sem fio nos dará uma habilidade sem precedentes de coletar e analisar dados do oceano em tempo real", afirma Tommaso Melodia, chefe da equipe de pesquisa. 

"Tornar esta informação disponível para qualquer pessoa com um computador ou smartphone, especialmente quando um tsunami ou outro tipo de desastre acontece, pode ajudar a salvar vidas, explica ele.

Para realizar o teste, a equipe jogou dois sensores de 18 kg no lago Erie, em Buffalo. Em seguida, eles conseguiram usar um laptop para transmitir informação para os sensores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário