quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Startup potiguar é destaque em concurso de tecnologia

Ideia do projeto Meu Peludo é auxiliar o proprietário a encontrar o animal de estimação perdido

Divulgação
O Rio Grande do Norte começa a despontar no cenário nacional como um estado que é celeiro de inovação e boas ideias em projetos digitais. Uma prova disso é a startup Meu Peludo, que foi considerada a melhor do Brasil no Desafio do Salão Nacional de Inovação do Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios - Rio Info 2013. A proposta do Meu Peludo é ajudar pessoas que perderam seus animais de estimação a encontrá-los por meio de um QR Code e da internet. A ideia da dupla de empreendedores potiguares Philipe Coutinho e Sérgio Oliveira desbancou outros 14 projetos de startups de várias partes do Brasil, só ficou atrás da uruguaia Glam, que obteve a primeira colocação e conquistou o título do Desafio Internacional.

“É uma sensação muito boa saber que a nossa ideia é a melhor do Brasil, principalmente por sermos do Nordeste”, diz Sérgio Oliveira, que, juntamente com o sócio, ganhou uma viagem para Londres, na Inglaterra. Antes de chegar ao topo do Desafio na categoria nacional, o projeto Meu Peludo foi classificado para a fase final, competindo com outras três startups. 

Para classificar a startup do Rio Grande do Norte, a banca de avaliadores do evento levou em consideração critérios como grau de inovação do serviço, potencial de mercado, retorno econômico-financeiro, consistência da estratégia de marketing, qualidade da equipe e vantagens competitivas da empresa. O projeto Meu Peludo é atendido pelo programa de startup do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) do Sebrae no Rio Grande do Norte. A instituição levou uma missão com 15 empreendedores do estado ao Rio Info, que é considerado um dos principais do segmento na América Latina. O evento começou no dia 17 e encerrou na última quinta-feira (26), no Rio de Janeiro.

“Nossa participação foi muito proveitosa, pois conseguimos fazer contatos com investidores que já atuam com startups e pelo menos dois deles se interessaram pelo nosso projeto. Estamos bastante confiantes no fechamento de futuras parcerias”, comemora Sérgio Oliveira.

O Meu Peludo funciona da seguinte maneira: o proprietário pode cadastrar gratuitamente um perfil do bicho de estimação no site www.meupeludo.com.br ou na página da empresa no Facebook. Para identificar o animal, no entanto, é preciso comprar por R$ 9,90 uma tag com QR Code, que ajuda a pessoa que encontrou o pet a devolvê-lo ao dono. De acordo com o empreendedor, a pré-venda das tags deve ocorrer em 15 dias e, em outubro, tudo já deve estar funcionando. A expectativa é comercializar inicialmente dez mil etiquetas em todo o Brasil

Com investimentos, a dupla também espera aprimorar o serviço acrescentando na tag - que já vem com o código que remete ao perfil contendo informações sobre o animal, o proprietário e o endereço do site- o número de uma central telefônica para facilitar a devolução. Há intenções de envolver as petshops no negócio para facilitar a entrega do bichinho. No site, o usuário poderá acionar a ferramenta assim que perder o animal. Um cartaz com informações sobre o bichinho será gerado e, logo em seguida, ume-mail será enviado às petshops e ONGs parceiras com o aviso de bicho perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário