quarta-feira, 3 de julho de 2013

Apple pode oferecer iWork de graça para iPhone, iPad e Mac

iWork é considerado o “Microsoft Office” da Apple. Hoje, cada app custa 9,99 dólares no iOS e 19,99 dólares em Macs, mas podem virar gratuitos ainda em 2013

App Numbers, do iWork, em iPhone e iPad

Apple pode estar se preparando para lançar um duro golpe sobre sua rival, a Microsoft. De acordo com rumores do site 9to5 Mac, especializado em notícias sobre a maçã, a empresa do falecido Steve Jobs pode anunciar, em breve, a oferta gratuita do pacote de aplicativos de produtividade iWork, o Microsoft Office da Apple.
O iWork é formado pelo app Numbers, que produz planilhas tal qual o Excel, o Pages, que funciona como o Word, e o Keynote, que, assim como o PowerPoint, pode ser usado na produção de apresentações. Atualmente, cada um deles custa 9,99 dólares para iOS ou 19,99 dólares para Mac.
Já no que diz respeito à presença da Microsoft nos dispositivos da Apple, a estratégia da maçã, se confirmada, irá incomodar a empresa fundada por Bill Gates.
Sem qualquer versão para iPad, a Microsoft oferece três tipos de pacotes Office para Macs e por preços que variam entre 99 e 219 dólares por ano. Para iPhone, a empresa conta com apenas uma versão compatível para usuários do Office 365.
Ao passar a oferecer o iWork de graça, portanto, a Apple estaria dando um motivo a mais para que seus usuários sigam comprando iPad e um a menos para que adquiram um tablet com Windows. A ideia ainda não passa de especulação, mas a equipe do 9to5 Mac parece confiante de que ela se concretizará.
O motivo de tanta “quase certeza” do site surgiu a partir de indícios vindos da própria Apple durante a sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC. No evento, a empresa anunciou que o iWork estaria em breve disponível no iCloud, serviço gratuito de armazenamento na nuvem, e que ganharia novas versões de cada um dos apps. Atualmente, o funcionamento do pacote de produtividade já está sendo testado no serviço.
“Faz sentido que a Apple inclua novos apps gratuitos ao iWork ou que faça com que o pacote seja completamente grátis para novos consumidores”, resumiu o site. No Twitter, quando perguntado por um leitor sobre o assunto, um dos editores do 9to5 Mac se limitou a dizer que “não compraria (o iWork) antes de setembro”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário