terça-feira, 30 de julho de 2013

Facebook passa a distribuir jogos para smartphones e tablets

Confirmando rumores anteriores, o Facebook divulgou, hoje, que vai passar a atuar na distribuição de jogos para dispositivos móveis

App do Facebook num "feature phone"
Divulgação

O Facebook anunciou, hoje, que vai passar a atuar na publicação de games para smartphones e tablets. O serviço é dirigido principalmente a pequenos desenvolvedores que não têm verba suficiente para fazer, eles mesmos, a divulgação dos jogos.

Na indústria de jogos, é comum empresas diferentes desempenharem os papéis de desenvolvedora e publicadora. Electronic Arts e Activision, por exemplo, publicam jogos de diversos desenvolvedores.

O Facebook diz que há 260 milhões de pessoas que jogam regularmente na rede social. O número corresponde a um terço dos 800 milhões de usuários ativos nela. “O programa foi elaborado para ir até pessoas que já jogam no Facebook e oferecer novos jogos que possam interessar a elas”, diz um comunicado da empresa.

“Vamos ajudar fãs de jogos de estratégia, por exemplo, a encontrar outros jogos de estratégia; e entusiastas de jogos casuais a achar outros jogos casuais”, prossegue o texto. 

O novo serviço de publicação é descrito pela empresa como um projeto-piloto. Sua divulgação vem confirmar os rumores que circularam no início deste mês, quando o site TechCrunch relatou que o Facebook estava planejando atuar como distribuidor de jogos. 

O Facebook lista dez jogos que estão participando do projeto-piloto. São quase todos de empresas desconhecidas do público. Mas há pelo menos uma exceção: o game Kingdoms & Lords é produzido pela Gameloft, conhecida por sucessos como “Assassin's Creed” e “Order & Chaos”.

Desenvolvedores interessados em ter seus jogos distribuídos pelo Facebook podem se inscrever no site da empresa. Mark Zuckerberg e sua turma devem ficar com uma parcela do valor arrecadado, mas o Facebook não divulgou quanto será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário