quinta-feira, 4 de julho de 2013

Robô controlado pela mente é criado por cientistas nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Minnesota desenvolveram um robô que pode ser movimentado com a força do pensamento de quem o controla

Robô voador controlado pela mente

O ato de controlar e movimentar objetos com a força da mente encanta há décadas cientistas e fãs de consagrados filmes de ficção científica, como a franquia “Star Wars”. Pois uma equipe da Universidade de Minnesota criou uma tecnologia que poderá realizar tal anseio e que permite o controlar um robô voador com o pensamento.
Desenvolvido pela equipe do professor Bin He, o sistema não invasivo é formado por um equipamento que registra as correntes elétricas do cérebro, o chamado eletroencefalograma (EEG), além de contar com uma interface cérebro-computador.
Esta última é a responsável por transformar os sinais emitidos pela mente do usuário em comandos práticos para o robô e que chegam a ele via Wi-Fi.
O controle do robô, que conta com quatro hélices, é possível porque, ao imaginar determinada ação, neurônios específicos transformam estes pensamentos em correntes elétricas no córtex motor, região do cérebro responsável pelo planejamento, controle e execução dos movimentos voluntários.
Estas correntes são então captadas pelo EEG, que dá início ao processo de “tradução” dos sinais para o robô. “Se você imaginar a mão direita fechada, o robô irá virar para a direita”, explicou Karl LaFleur, um dos membros da equipe. “E se imaginar as duas mãos fechadas, movimentará o robô para cima”, completou Alex Doud, outro pesquisador envolvido.
Além de realizar os sonhos dos fãs da ficção científica, a nova tecnologia significará um importante passo para pessoas com deficiências físicas ou portadoras de doenças neurodegenerativas. Segundo He, a equipe imagina que o sistema criado por eles possa ser usado no controle de cadeiras de rodas ou próteses, por exemplo.
Veja no vídeo abaixo, em inglês e com legendas também em inglês, como funciona o robô controlado com a força do pensamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário