quarta-feira, 24 de julho de 2013

Chromecast transforma TV simples em smart TV por US$ 35

O Chromecast, novo adaptador do Google vendido por 35 dólares nos Estados Unidos, leva imagens de um dispositivo móvel a um televisor pela rede sem fio



Reprodução de EXAME.com

Entre as novidades divulgadas num evento nesta tarde, na Califórnia, o Google apresentou um novo produto, o Chromecast. Com o formato de um pen drive, ele trabalha acoplado à entrada HDMI de um televisor. Pela rede sem fio, recebe áudio e vídeo de smartphones, tablets e computadores pessoais.Aplicativos compatíveis com o Chromecast, como Netflix, YouTube e o browser Chrome, terão um botão com a palavra Cast (transmitir). Bastará tocar nele para iniciar a transmissão das imagens para a TV. Isso deve funcionar com iPhone, iPad, PCs com Windows, Mac e, claro, tablets e smartphones com Android.


Embora haja outros dispositivos com a mesma finalidade nas lojas, o Chromecast é uma solução singular em vários aspectos. Para começar, ela roda o sistema Chrome OS, em vez do Android. Quando o conteúdo for transmitido de um PC, a transmissão é feita por meio do browser Chrome.

No caso dos apps que recebem conteúdo por streaming, esse conteúdo será enviado diretamente da nuvem para o Chromecast, sem passar pelo dispositivo móvel que está sendo usado para comandar a exibição.

O Google diz que isso vai evitar que a carga da bateria do smartphone ou tablet se esgote rapidamente. Além disso, o usuário poderá trabalhar em outro aplicativo enquanto a transmissão é feita.

Nos Estados Unidos, o Chromecast já pode ser encomendado por 35 dólares na loja Google Play (que não vende hardware aos brasileiros). Será comercializado também pelos varejistas Amazon e Best Buy. Quem compra ganha uma assinatura de três meses da Netflix.

O lote inicial na loja do Google parece ter se esgotado em cerca de 20 minutos. Para os primeiros compradores, o prazo de entrega era um ou dois dias. Agora, a entrega está sendo prevista para 7 de agosto.

O Google diz que a tecnologia do Chromecast poderá ser embutida, futuramente, em televisores e outros aparelhos. Junto com o adaptador, o Google anunciou uma nova geração de tablets Nexus 7, o Android 4.3 Jelly Bean e o app Google Play Games, entre outras novidades.

O vídeo abaixo mostra o Chromecast em ação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário