sexta-feira, 12 de julho de 2013

Rússia usa máquina de escrever para driblar espionagem

Segundo jornal, Serviço de Proteção Federal da Rússia está precisando de pelo menos 20 máquinas, estando disposto a pagar US$ 750 por cada

Máquina de escrever

O Serviço de Proteção Federal da Rússia (FSO, na sigla em russo) está precisando de pelo menos 20 máquinas de escrever com o objetivo de contornar a espionagem eletrônica dos Estados Unidos, informa o jornal Izvestia.

De acordo com o periódico, o FSO, uma das agências governamentais a sucederem a KGB após a extinção da União Soviética, está disposto a pagar o equivalente a até US$ 750 por máquina de escrever. Uma encomenda de 20 máquinas Triumph Adler foi autorizada nos últimos dias.
O FSO considerou necessário recorrer às máquinas de escrever depois da revelação da amplitude dos programas de espionagem eletrônica da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) feitas pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden. Os vazamentos de informação realizados pelo WikiLeaks nos últimos anos também foram levados em consideração pela FSO.
O Izvestia informa que máquinas de escrever já foram utilizadas para redigir rascunhos de alguns documentos oficiais e de informes ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O FSO não se pronunciou sobre o teor da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário