segunda-feira, 8 de julho de 2013

Game violento não incita conduta antissocial, diz estudo


Jogos com conteúdo violento não têm impacto sobre a conduta social dos gamers, de acordo com um estudo recente da Universidade de Queensland, na Austrália.

De acordo com o site GameSpot, a pesquisa se baseou em uma série de testes de sociabilidade que foi realizada com pessoas que tinham acabado de jogar games, violentos ou não.
Segundo a equipe responsável pelo estudo, não foi possível indicar nenhuma tendência específica de comportamentos antissociais em nenhum dos grupos.
Foram feitos três diferentes experimentos com 160 estudantes universitários - sendo 55 por cento deles homens entre 17 e 43 anos. Primeiro, os voluntários experimentaram aleatoriamente, por 20 minutos, jogos "antissociais" (GTA IV), violentos (Call of Duty: Black Ops), sem violência (Portal 2) ou com estímulo à sociabilidade (World of Zoo).
Posteriormente, o experimento expôs os jogadores apenas a Portal 2 ou GTA IV. Por fim, a última fase do estudo alternou sessões de oito minutos com o game de estratégia Lemmings e uma versão violenta do jogo ("Lamers").
Para a equipe responsável pelo estudo, não foi possível verificar tendências antissociais nos grupos que jogaram games violentos ou antissociais. "Os três experimentos não conseguiram achar efeitos sobre a conduta social das pessoas, mesmo usando games novos e antigos, mais imediatos ou indiretos, com exposição mais longa ou curta", afirma o estudo.
A metodologia utilizada no teste fazia com que os participantes respondessem questionários após as sessões, sobre nível de interesse, frustração e tensão durante o jogo. No entanto, o que foi observado de fato eram pequenas reações do voluntário a outras situações fora do teste, como por exemplo ajudar o fiscal presente na sala a pegar uma caneta que teria caído acidentalmente.
"Enquanto o estudo não oferece evidências definitivas sobre os games violentos não afetarem o comportamento social, tudo indica que preocupações anteriores sobre o impacto negativo desses produtos sobre os jogadores sejam desproporcionais ou equivocadas", concluiu o estudo.

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