quarta-feira, 3 de julho de 2013

Microsoft desenvolve celular que prevê o humor do usuário

Publicação na página da Microsoft Research da Ásia revela que empresa desenvolve “sensores de humor” para smartphones que detectam como usuário está se sentindo

Homem com gestos de preocupação falando pelo celular


Microsoft trabalha em uma nova tecnologia para smartphones que pode sentir qual o humor do usuário e automaticamente compartilhar a informação com amigos em redes sociais.
Uma recente publicação na página da Microsoft Research da Ásia, e descoberta pelo site Techworld Australia, revela que a empresa desenvolve “sensores de humor” para smartphones que detectam como o usuário está se sentindo.
A tecnologia, chamada de MoodScope, permitiria aos usuários compartilhar automaticamente seus sentimentos com os amigos em tempo real nas redes sociais.
Alguns sensores medem a luz e a aceleração, mas o MoodScope mediria o estado mental de seus usuários e classificaria os sentidos como “tenso”, “feliz”, “triste”, “cansado”, “calmo”, “estressado” ou “animado”.
Segundo a Microsoft, esta tecnologia ajudaria a informar outras pessoas sobre o humor do usuário antes de entrar em contato com ele.
“Sensores de humor podem permitir que os usuários se comuniquem digitalmente de forma mais apurada como ocorre na vida real. Para compartilhar o humor, um sensor automático não apenar melhoraria a usabilidade, como também diminuiria as barreiras sociais em dividir uma informação como esta: nós geralmente não dizemos diretamente a alguém como estamos nos sentindo, apesar de não escondermos muito nosso humor em determinado momento”.
De acordo com as informações, a Microsoft já desenvolveu um protótipo que poderia inferir o seu humor com 66% de precisão, na média. Em um estudo com 32 participantes, o nível de acerto alcançou a média de 95% após dois meses de treinamento.
Além disso, para a Microsoft, a tecnologia para detectar o humor das pessoas também poderia ser utilizada em outros serviços.
“Sistemas de recomendação de vídeos e músicas como o Netflix e Spotify poderiam se beneficiar desta tecnologia em seus algoritmos. Ao saber o humor do usuário, estes serviços poderiam recomendar conteúdos diferentes para determinadas situações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário