A startup chilena Thinker Thing criou uma tecnologia capaz de imprimir em 3D objetos feitos mentalmente. A técnica acabaria com a dificuldade da grande massa em modelar objetos em 3D, o que pode ajudar a popularizar impressoras desse tipo.
A startup usou no projeto o EmotivEPOC, um headset especial. O aparelho consegue captar ondas cerebrais que, em um software, dão forma ao objeto.
Isso significa que o sistema funciona por sensores que captam as ondas cerebrais. Enquanto isso, um software apresenta ao usuário uma série de modelos 3D em uma tela, como curvas, círculos e linhas. Em seguida, o programa começa a moldar o objeto aos poucos a partir de várias bases. Depois de finalizado, o objeto é impresso com uma impressora 3D da MakerBot.
Os próprios pesquisadores afirmam que ainda há limitações da neurociência e da própria tecnologia aplicada. Mas já é possível usar os estímulos cerebrais para moldar alguns objetos.
Os pesquisadores já começaram a planejar o primeiro projeto com essa tecnologia, o Monster Dream. O objetivo é criar monstros imaginados por crianças de diversos locais do Chile. Cada criatura traduziria um pouco da realidade de cada criança, que poderá "soltar" a imaginação. Depois, o projeto dará origem a uma exposição com todos os monstros e seus criadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário