sexta-feira, 26 de julho de 2013

Anatel divulga resultados do acompanhamento da qualidade do serviço móvel

A Anatel divulgou hoje os resultados do terceiro ciclo de avaliação dos planos de melhoria do Serviço Móvel Pessoal (SMP) relativos ao período de fevereiro a abril de 2013. 

Sinclair Maia/Divulgação

A Agência constatou que as quatro prestadoras avaliadas (Claro, Oi, Tim e Vivo) apresentaram resultados acima dos parâmetros de referência, com melhoras tanto no acesso quanto na queda de ligações. Todas as empresas atingiram os parâmetros de referência, com pequenas oscilações, no indicador de desconexão de dados. 

Quanto ao indicador de acesso à rede de dados, observou-se que o patamar de referência foi alcançado por todas as prestadoras nas redes de terceira geração. Com relação às redes de segunda geração, apenas a Claro atingiu o parâmetro de referência, embora todas as operadoras tenham apresentado evolução positiva nos últimos três meses. 

No período de agosto de 2012 a abril de 2013, houve redução de mais de oito milhões no número de acessos da rede de segunda geração e um aumento de mais de 14 milhões na de terceira geração - o que evidencia um movimento de migração da tecnologia 2G para a 3G, esta última mais adequada para o acesso à rede de dados.


A Anatel continuará a acompanhar os resultados dos planos de melhorias e passará a divulgá-los, também, por Unidades da Federação e por municípios, de forma a levar informação mais detalhada e transparente aos usuários, permitindo que todos possam observar o desempenho das empresas e conhecer a qualidade dos serviços prestados em seus municípios. 

Publicado por Anatel

Nenhum comentário:

Postar um comentário