sexta-feira, 4 de abril de 2014

Android x iPhone: saiba qual é o mais usado na sua região

Reprodução
Quer saber quem leva a melhor na guerra Android vs. iPhone na sua região? Isso é possível graças a uma ferramenta que cria mapas com tweets, separando-os por sistema operacional.

Criado pela Mapbox, o serviço discrimina iPhones, Androids e aparelhos com BlackBerry – que não aparece na maioria dos levantamentos -; infelizmente, o Windows Phone não é listado. Com isso, dá para saber qual sistema predomina em bairros, cidades, estados ou países.

O Business Insider, ao falar da ferramenta, fez um experimento interessante, mas discutível, sugerindo que o sistema do Google é mais usado em regiões pobres e o da Apple, em áreas mais ricas.


Um exemplo é a região de Nova York: enquanto Manhattan está povoada de iPhones, a cidade vizinha Newark (já no estado de Nova Jersey) tem predominância do Android – o rendimento médio em NY é de US$ 67 mil ao ano, valor que em Newark cai para US$ 17 mil. A mesma situação é vista em San Francisco e na Flórida (com o iPhone em peso em Miami).


Aqui no Brasil nota-se que área central do estado de São Paulo - precisamente, a mais próxima à capital - tem vários iPhones em uso, mas, à medida que o mapa se espalha para regiões e cidades periféricas, o Android passa a dominar.


No Rio de Janeiro o iPhone predomina em regiões litorâneas, enquanto, na parte interiorana, só dá Android, como se pode notar na imagem lá de cima, a que ilustra este texto. Para fazer suas próprias pesquisas, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário