sexta-feira, 25 de abril de 2014

Crie seu próprio 'holograma' com esse passo a passo

Você pode brincar com a ideia de controlar uma imagem flutuante usando o movimento das mãos
Reprodução
Os hologramas de Minority Report e os usados por Tony Stark nos filmes do Homem de Ferro ainda não são realidade, mas você pode brincar com a ideia de controlar uma imagem flutuante usando o movimento das mãos. Essa é a invenção de Robbie Tilton, funcionário do Google que trabalha no Projeto Glass.

Tilton publicou nesta semana o passo a passo da sua criação no site de compartilhamento de documentos Instructables. Ele descreve o processo de montagem e disponibiliza o código fonte.

Usando o Leap Motion para identificar os gestos da mão e um prisma de acrílico para refletir uma imagem projetada, Tilton criou uma ilusão 3D que pode ser controlada e vista em 360 graus. Mas essa invenção não pode ser chamada de 'holograma', porque não tem nenhuma propriedade holográfica que armazene dados de imagem em laser.

A criação de Tilton é baseada no fantasma de Pepper (Pepper's Ghost), o mesmo método usado para fazer o 'holograma' do rapper Tupac Shakur no festival Coachella em 2012.

Essa técnica, que já existe há mais de 150 anos, consiste em refletir uma imagem luminosa em uma superfície transparente posicionada a 45 graus da imagem. Com esse ângulo, a imagem projetada parece estar flutuando no ar, o que gera uma ilusão tridimensional.

A tela que será refletida deve ter fundo preto para que a imagem projetada fique em destaque — assim como na imagem abaixo:


O conceito usado no show do Tupac só permite que a ilusão 3D seja vista de frente. Já a invenção de Tilton, que usa um prisma de quatro lados para refletir a imagem projetada, possibilita que a ilusão 3D seja vista em 360 graus, além de ser controlada com as mãos. Dessa forma, o prisma de Tilton se parece muito com o conceito de holograma visto nos filmes.

Veja como esse ’holograma’ funciona no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário