sexta-feira, 11 de abril de 2014

Facebook vai esconder posts que pedem curtidas

O Facebook anunciou que irá penalizar páginas que peçam por curtidas e compartilhamentos em seus posts, a alternativa, como sempre, é pagar por posts promovidos

Jonathan Leibson/Stringer
O Facebook anunciou que irá penalizar páginas da rede social que usem truques para que o usuário curta ou compartilhe o conteúdo. O anúncio foi feito oficialmente pela empresa em um texto colocado dentro de seu site.

“’Isca de curtidas’ é quando um post explicitamente pede para que os leitores curtam, comentem ou compartilhem para que ele tenha distribuição adicional do que teria normalmente”, explica o texto assinado por Erich Owens, engenheiro de software e Chris Turitzin, gerente de produtos da empresa.

De acordo com eles, isso acaba com o foco do feed de notícias para a empresa de Mark Zuckerberg. “O seu objetivo é entregar o conteúdo correto para as pessoas certas, no momento certo para que elas não percam histórias que são importantes e relevantes para elas”, diz o texto.

O exemplo usado pelo texto é clássico. Uma montagem com quatro animais e dicas de como prosseguir para mostrar qual o seu favorito. O coelho é curtir, o gatinho é compartilhar e o golfinho é só comentar. Por último, um mosquito que é o preferido de quem ignorar.

O Facebook quer diminuir a relevância desse tipo de conteúdo na rede social. “Nós estamos melhorando o feed de notícias para tirar a ênfase dessas páginas e nossos testes têm mostrado que isso faz com que pessoas ocultem 10% a menos de coisas de seus feed”, diz o texto.

O Facebook vem fazendo mudanças em seu feed de notícias há algum tempo. Essas mudanças estão impactando negativamente no alcance do conteúdo colocado por empresas e marcas na rede social.

Uma análise da social@Ogilvy comparou o alcance dos posts de páginas de outubro de 2013 a fevereiro deste ano. Em outubro, em média 12% dos fãs de uma página viam o conteúdo publicado por ela. Depois de quatro meses, o número havia despencado para 6,15%. Os números são ainda piores para empresas com mais de 500 mil fãs. Hoje, o conteúdo aparece em apenas 2,11% dos feeds de notícias.

A alternativa que o Facebook oferece para que o conteúdo apareça para mais usuários é pagar. Com os posts promovidos, o alcance é muito maior. Consequentemente, os lucros do Facebook seriam muito mais altos com alta adesão de empresas na promoção de conteúdo na rede social.

Algumas páginas recorrem a truques para que seus posts cheguem a mais usuários. Isso incluiu incentivar seus fãs a curtir e compartilhar páginas. O Facebook, em seu movimento dessa semana, quer acabar com isso. Novamente, a opção para disseminar o conteúdo será pagar à empresa.

Achou a atitude do Facebook correta? Se sim, curte, se não, compartilha.

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