terça-feira, 29 de abril de 2014

Medo da Samsung fez Nokia escolher Windows em vez de Android

Stephen Elop defende sua gestão na Nokia e diz que a marca finlandesa vai sumir dos smartphones agora que a compra da empresa pela Microsoft foi concluída

Simon Dawson/Bloomberg
Stephen Elop comandou a Nokia numa fase em que a empresa finlandesa perdeu a liderança do mercado, viu sua participação despencar e acabou sendo comprada pela Microsoft.

Mesmo assim, Elop defende sua gestão. Ele diz que a Nokia adotou o Windows Phone, em vez do Android, para não colidir com a Samsung; e revela que a marca Nokia vai sumir dos smartphones.

Elop agora é vice-presidente executivo do grupo de dispositivos da Microsoft, empresa onde já havia trabalhado antes de ir comandar a Nokia. Ele falou hoje numa seção de perguntas e respostas no próprio site da Nokia

Essas foram suas primeiras declarações públicas após a finalização da compra da Nokia pela Microsoft, na última sexta-feira. 

“A marca Nokia não vai ser usada por muito tempo nos smartphones. Estamos trabalhando na seleção de uma nova marca para o futuro”, disse ele.

Em vários momentos durante a conversa, Elop justificou decisões que tomou à frente da Nokia, como a de abandonar o sistema Symbian, que rodava nos smartphones da empresa quando ela era líder do mercado de celulares.

“Em 2010 e 2011, nós avaliamos com cuidado a situação das iniciativas da Nokia em sistemas operacionais. Infelizmente, não vimos uma maneira de levar o Symbian a um nível em que pudesse competir, por exemplo, contra o iPhone original, que havia sido lançado TRÊS anos antes!”, disse Elop (o “TRÊS” em maiúsculas é dele).

Em outro momento, Elop justificou (mais uma vez) a escolha do Windows Phone, em vez do Android, para equipar os smartphones da Nokia:

“Quando tomamos a decisão de focar o Windows Phone, em 2011, estávamos muito preocupados com o fato de que a adoção do Android nos colocaria em rota de colisão com a Samsung, que já havia se estabelecido como líder em Android.”

“Foi a decisão correta. Como vimos, praticamente todos os outros fabricantes (que adotaram o Android) foram jogados para o lado. Hoje usamos o Android para atacar uma oportunidade específica no mercado. Mas estamos tendo o cuidado de fazer isso de forma a beneficiar a Microsoft e a linha Lumia.”

Elop ainda falou sobre seus aplicativos móveis prediletos: ATIS, um app para pilotos de avião (sim, ele pilota); Uber, do serviço de táxi de luxo americano; e Track my Life, app que registra onde a pessoa está a cada momento.

O vídeo abaixo foi publicado na sexta-feira pela Microsoft para assinalar a concretização da compra da Nokia. A letra da música diz: “Eu não sou como todos os outros”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário