sexta-feira, 4 de abril de 2014

Balão de internet do Google dá volta ao mundo em 22 dias

Um dos balões do Projeto Loon, o Ibis-167, bateu o recorde do próprio projeto ao dar a volta ao mundo em apenas 22 dias

Divulgação
Um dos balões de Wi-Fi banda larga do Google, o Projeto Loon, deu a volta ao mundo em apenas 22 dias. Com isso, o Ibis-167 (o balão em questão) bateu o recorde anterior do projeto, que era de circundar o globo em 33 dias.

De acordo com um post na página do Google+ do projeto, o balão foi capaz de pegar carona em boas correntes de vento. Isso ajudou a realizar a viagem em um tempo tão curto.

Os balões do Loon voam na estratosfera, a cerca de 20.000 metros de altitude. Lá, existem camadas de vento que vão em diferentes direções. Os balões são capazes de saber, por cálculos matemáticos, qual onda de vento precisam pegar para ir ao destino final. Para isso, variam a altitude do voo.

“Cruzar a estratosfera nesse período do ano é particularmente desafiador já que os ventos mudam muito de direção com o esfriamento do sul do planeta, isso resulta em caminhos de vento divergentes e difíceis de prever”, esclarece o texto.

Mas o Google vem melhorando a análise das correntes de vento. “Desde junho do ano passado, nós temos usado os dados sobre vento que coletamos durante os voos para refinar nossos modelos de previsão, que agora são capazes de prever a trajetória do balão duas vezes mais rapidamente do que antes”, diz o texto.

O trajeto do balão foi pelo sul do planeta. Ele saiu da Nova Zelândia, sobrevoou o Oceano Pacífico, passou pelo sul da América do Sul e circundou a Antártica. Do 18º dia em diante, ele passou pelo sul da Austrália até alcançar a longitude equivalente ao ponto de partida no 22º dia (veja um mapa com o trajeto acima). Depois disso, ele continuou viagem e deve fazer uma nova volta no planeta.

Outra mudança importante do Google foi no de mudança de altitude do balão. “Em alguns momentos, por exemplo, o balão poderia ter sido puxado pelo vórtice polar—correntes grandes e poderosas que circulam a região polar na altura da estratosfera—, mas as melhorias nos permitiram manobrar e permanecer no curso correto”, afirma a postagem na rede Google+.

Projeto Loon

O Projeto Loon é o plano do Google para levar acesso à internet a pontos afastados do globo. Ele usa balões que voam a grandes altitudes para transmitir o sinal de banda larga ao solo.

O projeto foi anunciado pela empresa em junho do ano passado. Os balões são controlados remotamente e usam energia solar.

Veja abaixo um vídeo (legendado em portugûes) sobre o Projeto Loon:



Matéria publicada em http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/balao-de-internet-do-google-da-volta-ao-mundo-em-22-dias--2

Nenhum comentário:

Postar um comentário