quinta-feira, 17 de abril de 2014

Google Play tem o dobro de downloads da App Store, mas gera metade da renda

Montagem/ Fanáticos Por Gadgets
Um smartphone sem uma boa loja de aplicativos desperdiça seu potencial, já que, saindo da caixa, ele tem funções limitadas. Esse pode ser um dos motivos, inclusive, que impedem o Windows Phone de ganhar novos usuários, devido à pequena seleção da Windows Phone Store.

Por outro lado, tanto a App Store, da Apple, quanto a Google Play, da gigante de buscas, possuem mais de um milhão de aplicativos, cada uma. Mesmo assim, o perfil de seus consumidores as diferencia bastante, segundo pesquisa realizada pela empresa de análise AppAnnie.

Enquanto a loja do Google domina o mercado em número de downloads, tendo 45% a mais do que a da Apple, neste último trimestre, (aumentando, ainda, em 10 pontos percentuais a diferença de 35% em relação ao trimestre anterior), o iOS ainda gera 85% mais renda do que o Android. Embora este número tenha diminuído 25 pontos percentuais, dos 110% do ano passado, o iOS ainda se mostra um sistema mais interessante para se desenvolver, ao menos em termos de renda bruta.

O crescimento do Google Play se deve, em grande parte, ao Brasil, que é hoje o segundo país que mais faz downloads de aplicativos, atrás apenas dos EUA.

A disparidade entre o número alto de downloads e a renda relativamente baixa gerada pode ser explicada pelo perfil dos usuários. Enquanto os dispositivos iOS competem apenas na faixa de preço superior, aqueles com Android vão dos mais baratos aos mais caros, fazendo com que os usuários de iOS sejam mais propensos a altas rendas, que podem ser utilizadas na compra de aplicativos. Os aplicativos para Android dependem, portanto, de renda proveniente de anúncios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário