quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Xbox One teve 75 protótipos antes de chegar ao design final

Reprodução
A Microsoft divulgou um artigo detalhando o processo de criação do design do Xbox One. Liderado por Carl Ledbetter, então gerente de desenho industrial, o trabalho demorou dois anos e foi iniciado em 2010. Até a escolha do desenho final, foram 75 desenhos conceituais do console.

"Houve um dilema no qual precisávamos satisfazer os jogadores e fãs do Xbox, mas também queríamos alcançar e significar algo para novas pessoas", explicou Ledbetter, apontando o tamanho do desafio de desenhar algo assim.

O objetivo do projeto era "pegar cada componente que as pessoas gostavam no Xbox e amplificá-lo", mas também "fazê-lo desaparecer na sala de estar, para que ele ficasse no plano de fundo, de forma robusta e confiável". Daí, provavelmente, surgiu o resultado que os consumidores puderam conferir nas lojas.

Ficou também sob sua responsabilidade redesenhar outros aspectos do console, incluindo o som de início. O controle, que foi um sucesso na geração anterior, foi especialmente complicado de desenhar, e foram criados 200 protótipos até chegar à versão final.

"Nunca houve um pedido para fazê-lo melhor. As pessoas estavam apreensivas e pensando 'temos um excelente controle. Se não está quebrado, não conserte'". Mesmo assim, a Microsoft diz que 40 melhorias foram feitas no controle do Xbox One em relação ao do 360.

Para chegar ao modelo final, houve muitos testes. "Foram mais de 1 mil pares de mãos testando e avaliando os modelos, para ter certeza de que os gatilhos e todo o resto funcionassem e passassem a sensação correta, e para que as pessoas pudessem usar o novo controle de uma forma igual ou melhor que o antigo", diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário