quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Empresa anuncia smartphone Android anti-monitoramento

O smartphone roda uma versão modificada do sistema móvel do Google que tem o codinome de Private OS

Divulgação
Uma startup espanhola anunciou nesta quarta-feira (15) um smartphone com sistema Android que não pode ser monitorado por agências de inteligência, como a NSA, dos Estados Unidos. Chamado Blackphone, o aparelho será apresentado oficialmente durante o Mobile World Congress 2014, evento de tecnologia que acontece em fevereiro, em Barcelona, Espanha.

O smartphone roda uma versão modificada do sistema móvel do Google que tem o codinome de Private OS. Ele será independente de operadoras de telefonia e da própria fabricante. Vale lembrar que muitos dos dados pessoais foram obtidos pela NSA após uma solicitação feita às empresas de tecnologia.

A promessa da empresa é que, devido ao novo sistema, será possível fazer e receber ligações de forma segura.

O Blackphone também promete segurança na hora de enviar mensagens de texto e vídeo, bem como privacidade quanto aos arquivos que estão armazenados na memória do aparelho.

O projeto foi idealizado por Phil Zimmermann, da companhia Silent Circle, em parceria com a startup espanhola Geeksphone, que foi a responsável pela criação de aparelhos com o sitema Firefox OS para desenvolvedores.

Há uma página oficial de cadastro para pessoas interessadas em saber mais sobre o novo produto, mas o preço e a data de lançamento ainda não foram divulgadas. A pré-venda, no entanto, começa junto com o Mobile World Congress, em 24 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário