segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Moeda virtual baseada em Kanye West será lançada neste mês

Grupo de programadores está prometendo lançar ainda neste mês uma nova, a CoinYe West, baseada no rapper norte-americano Kanye West

Reprodução
O Bitcoin não é a primeira moeda virtual a circular na internet – e nem será a última. Aproveitando o sucesso do dinheiro alternativo, um grupo de programadores está prometendo lançar ainda neste mês uma nova, a CoinYe West, baseada no rapper norte-americano Kanye West.

O funcionamento será parecido com o da moeda criptográfica que se destacou em 2013, mas terá algumas particularidades. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas usem esse tipo de dinheiro mais facilmente”, disse um dos responsáveis pelo projeto, que não preferiu ficar no anonimato, ao site Noisey. “A CoinYe West é uma moeda criptográfica para as massas, enquanto o Bitcoin é para os acumuladores de dinheiro hardcore.”

Usuários, então, podem ter menos dificuldades para minerar (ou “colher”, como os desenvolvedores dizem no slogan da CoinYe West). Para isso, os desenvolvedores prometem liberar, antes do lançamento, arquivos “protegidos por senhas e encriptados contendo os binários e os códigos para a carteira virtual e o daemon”, o “executável” da moeda.

As combinações para liberá-los serão divulgadas no “tempo certo”, depois de múltiplas votações que “orquestrarão um lançamento justo”. Como no caso do Bitcoin, o total de moedas será limitado. No caso, serão 66.666.666.666 de CoinYes, e cada bloco terá 666.666 delas, quantia que diminuirá a cada 100 mil deles.

O rapper Kanye West tem como maior sucesso seu primeiro álbum, "The College Dropout", três vezes platinado pela RIAA, associação norte-americana de gravadoras. Mas boa parte de sua fama se deve pela excentricidade e auto-estima elevada: West já se auto-proclamou gênio e, mais recentemente, deus. Além disso, em 2009, "roubou" de Taylor Swift o troféu de melhor videoclipe para dá-lo a Beyoncé, em uma cena memorável.

Possíveis problemas – O lançamento está prometido para daqui oito dias, mas pode muito bem não acontecer. Os desenvolvedores temem uma represália por parte do próprio Kanye West, que pode não gostar da ideia de ver uma moeda virtual inspirada em seu nome. Pelo Twitter, os programadores já tentaram chamar a atenção do cantor para a CoinYe, de forma a evitar que ele a tire de circulação.

Não houve resposta, mas isso não deve impedi-los de lançar a moeda no próximo dia 11. Fazendo isso, irão contra também a comunidade de Bitcoin, que não se mostrou muito empolgada com a ideia no fórum BitcoinTalk.

Moedas alternativas – A CoinYe não é a primeira moeda “criativa” inspirada no sucesso do Bitcoin, e um dos exemplos citados pela Noisey é a Dogecoin. Baseado no meme Doge, o dinheiro criptográfico chegou a fazer relativo sucesso na última semana, mas seu valor foi comprometido por um roubo em massa feito por um cracker. Hoje, um usuário com milhares delas pode vendê-las por menos de um mísero centavo de dólar.

Antes dela, no entanto, várias alternativas mais sérias ao BTC circularam e ainda circulam pela web. A de maior sucesso talvez seja a Litecoin, criada em 2011 e com cada unidade valendo mais ou menos 24 dólares ou 0,03 Bitcoin na cotação desta sexta-feira, 3. Sua estrutura é similar à do “rival”, tanto que eles são baseados no mesmo código-fonte. A diferença crucial está no “block rate”, que é quatro vezes menor no caso da LTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário