quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

China prepara seu próprio sistema operacional móvel

Sistema busca oferecer uma alternativa do governo às plataformas atuais

Divulgação
A China planeja lançar um sistema operacional móvel próprio, desenvolvido para oferecer uma alternativa do governo às plataformas atuais.

Chamada de China Operating System (COS), a plataforma deve ser lançada embutida em dispositivos, com possível expansão para ser usada em outros aparelhos.

Segundo o blog Engadget China, o COS foi criado por desenvolvedores da Academia Chinesa de Ciências em parceria com empresas privadas.

O sistema será baseado em alguma distribuição do kernel Linux, e deverá abrir concorrência contra o Android e o iOS no país.

A China cresceu como um grande centro produtor de hardware, mas o governo procura por um sistema operacional desenvolvido localmente e que lide melhor com o idioma do país, onde os principais software disponíveis pecam.

Alguns vídeos publicados na internet mostram um dispositivo rodando o COS, embora apresente características similares ao Android.

No entanto, o COS não é a primeira tentativa do governo chinês de produzir um sistema operacional próprio. Em 2009 o projeto “oPhone” foi lançado com o objetivo de fornecer uma plataforma móvel para smartphones chineses, mas o sistema encontrou problemas para se estabelecer no mercado e foi cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário