segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Celestron lança telescópio e microscópio para smartphones

COSMOS 90 GT e Micro Fi se conectam a aparelhos com Android ou iOS pela rede Wi-Fi

Reprodução
Existem dezenas de acessórios para alterar as funções da câmera do seu smartphone, mas poucos vão tão longe (ou tão perto) quanto os dois que a Celestron exibiu na CES 2014. O COSMOS 90 GT e o Micro Fi são, respectivamente, um telescópio e um microscópio que se conectam a aparelhos com Android ou iOS pela rede Wi-Fi.

Ao contrário da maioria dos acessórios para smartphones, o COSMOS é muito mais que um quebra-galho. Trata-se de um telescópio refrator com abertura de 90 mm que amplia objetos em até 213 vezes. Nada disso é extraordinário, mas ele se compara bem com os modelos convencionais para iniciantes.

A parte realmente interessante desse telescópio é a integração com tablets e smartphones. De maneira similar ao Nexstar 102, o COSMOS possui motores que são operados a partir de um aplicativo. No caso, o app Celestron Navigator exibe um mapa estelar em sincronia com a câmera do smartphone. Quando o usuário encontra algum objeto interessante, basta que ele toque na tela para que o telescópio foque naquele ponto enquanto o aplicativo exibe informações extras sobre a estrela em questão. O COSMOS chega ao mercado em março, por 400 dólares.

O Micro FI, por sua vez, é um produto mais simples. Trata-se de um microscópio de mão com magnificação máxima de 80 vezes. Ele pode ser utilizado com luz ambiente mas, na falta da mesma, seis LEDs fornecem iluminação. Sem dúvida, o diferencial desse aparelho é a sua capacidade de fazer streaming de vídeo para até 3 aparelhos ao mesmo tempo. Infelizmente, o sensor do Micro Fi tem apenas 0,3 MP e o sinal de vídeo capturado não passa dos 15 FPS. Esse microscópio deve começar a ser vendido por 220 dólares em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário