segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Apple planeja lançar sistema de pagamentos móveis

É provável que o futuro mecanismo funcione com o iTunes

Getty Images
Atualmente, a Apple trabalha no desenvolvimento de um sistema de pagamento móvel próprio. As informações são do jornal The Wall Street Journal.

Segundo fontes citadas na reportagem, o projeto ainda está em fase inicial. A futura tecnologia que permitirá o pagamento pelo celular não tem previsão de anúncio nem de lançamento.

Também não estão claros quais são os planos exatos da Apple. Uma das possibilidades, levantadas por um executivo do setor, seria a de reduzir a fraude nas compras usando leitor de impressões digitais do iPhone antes de concluir uma compra online.

É provável que o futuro mecanismo funcione com o iTunes. O serviço já possui um sistema de pagamento próprio de filmes, livros e músicas comprados pela plataforma, o que pode facilitar no desenvolvimento do sistema de pagamento móvel.

Apesar de o objetivo ainda estar obscuro, vários indícios apontam que a Apple realmente planeja lançar o serviço. Eddy Cue, chefe do departamento do iTunes e da App Store, se reuniu com executivos da indústria para discutir o interesse da Apple em lidar com pagamentos de bens e serviços físicos em seus dispositivos.

Outro sinal do interesse da Apple na criação do sistema é a mudança da executiva Jennifer Bailey, uma dos responsáveis pela loja virtual da companhia, que agora parece ter assumido o comando do projeto.

Se a Apple realmente lançar um serviço de pagamento móvel, entrará em um mercado que promete crescer cada dia mais. Estimativas apontam que somente os americanos vão gastar 90 bilhões de dólares com pagamentos móveis em 2017, ante os 12,8 bilhões de dólares de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário