quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Próxima versão do Android pode quebrar apps que dependem de root

Reprodução
Um dos principais desenvolvedores de apps para Android que dependem de root, conhecido como Chainfire, divulgou um alerta recente para a comunidade do sistema do Google. Segundo ele, é muito provável que a próxima atualização do Android quebrem vários aplicativos que dependem do acesso rooteado.

Ele aponta que as alterações de código na árvore mestra do Android Open Source Project deve impedir que o superusuário execute arquivos na pasta "/data".

Chainfire deixa bem claro que não são todos os apps que serão afetados. "Muitos aplicativos incluem binários ou scripts extraídos para diretórios específicos localizados na partição "/data" e executam de lá", explica, afirmando que esta funcionalidade não será mais permitida de forma nativa.

Contudo, ele aponta que há "certamente vários modos de contornar o problema para os apps afetados", mas não parece haver uma solução genérica aplicável em todos os casos. Assim, os desenvolvedores irão precisar bolar suas próprias técnicas para driblar a situação.

Aparentemente, segundo ele, a próxima grande atualização do Android já deve contar com isso, seja ela a 4.4.3, 4.5 ou 5.0. O alerta feito por ele tem como objetivo avisar a comunidade o quanto antes, para que se prepare para as mudanças e se unam para pensar em uma forma de impedir que isso se torne um problema sério com o próximo update.

Nenhum comentário:

Postar um comentário