terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nest, nova compra do Google, fatura com gadgets inteligentes

O Google anunciou a compra da empresa por 3,2 bilhões de dólares; comando permanece com fundadores

Divulgação
Um termostato que desliga quando a casa está vazia e pode ser controlado pelo celular é o produto mais conhecido da Nest, empresa comprada pelo Google por 3,2 bilhões de dólares nesta semana.

A Nest Labs foi criada pelos ex-executivos da Apple Tony Fadell e Matt Rogers. Fadell foi um dos chefes da divisão de música da empresa até 2008 e é considerado um dos inventores do iPod.

Criada em 2010, a empresa já tem produtos nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá. Além do termostato, vende um detector de fumaça inteligente, capaz de alertar os moradores de onde está a fumaça, facilitando a saída em caso de incêndios.

A empresa já havia levantado mais de 80 milhões de dólares em investimento. Entre os investidores da Nest estão o Intertrust, a Lightspeed e o próprio Google, através do Google Ventures.

Em nota Larry Page, CEO do Google, disse que os empreendedores da Nest conseguiram montar um time extraordinário. “Eles já estão entregando produtos excelentes que você pode comprar hoje mesmo – termostatos que economizam energia e sensores de fumaça que podem ajudar a manter sua família segura”, disse. Com a aquisição, o mercado especula que o Google esteja querendo reforçar sua atuação com gadgets domésticos. 

A Nest, que tem sede na Califórnia, continua sob o comando de Fadell e não deve ser incorporada sob a marca Google. O negócio deve ser finalizado nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário