segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Apple tenta adivinhar humor de usuário para entregar anúncio

Sistema prevê descobrir como anda o humor do usuário e entregar anúncios mais eficientes

Patrick T. Fallon/Bloomberg
A Apple está trabalhando em um sistema que pretende mostrar anúncios a seus usuários de acordo com seu humor, revela um reportagem publicada no Apple Insider. A empresa registrou uma patente para as novas propagandas em 2012.

Resumidamente, ele pode ser descrito assim: o sistema reúne várias informações de um usuário e cria um “perfil de humor” para ele, o qual, posteriormente, é comparado a regras gerais de humor estabelecidas pela empresa. O usuário Apple seria então exposto a um anúncio de acordo com seu estado de espírito. 

Em sua patente a Apple afirma que o humor do usuário pode afetar sua resposta a um anúncio, sendo assim, ao menos em tese, um anúncio baseado no humor de quem o recebe mais eficiente que um anúncio genérico.

Mas como a Apple vai saber o humor de seus clientes? De acordo com as patentes examinadas pelo Apple Insider, existem várias possibilidades, tanto físicas (batimentos cardíacos, pressão, voz), quanto comportamentais (tipo de música ou vídeo tocado, atividades nas redes sociais) quanto espaciais (local onde o usuário está). 

Até a possibilidade de reconhecimento de expressões faciais por meio de uma webcam está previsto para determinar o humor do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário