terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mad Catz lança mini-console Android para brigar com o Ouya

mad-catz-mojo
Divulgação
Embora o Ouya em si não tenha se saído tão bem quanto seus criadores provavelmente desejavam, o sucesso estrondoso da campanha no Kickstarter deixou claro que existe uma demanda por consoles menores e um pouco mais abertos. Desde então várias empresas mais maduras começaram a experimentar com a ideia, como foi o caso da Nvidia com o Shield. Em vez de se arriscar no filão dos portáteis, a Mad Catz acaba de preparar um desafio mais direto ao Ouya com o console M.O.J.O., uma caixinha Android baseada no processador Tegra.

Como o Shield, o M.O.J.O. usa um Tegra 4 com 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Ambos são parecidos também nas conexões, com Wi-Fi n e Bluetooth 4.0. Claro que, por ser um console de mesa, o M.O.J.O. investe em duas portas USB (uma das quais é da especificação 3.0) e em um slot para cartão SD (até 128 GB) em vez de oferecer GPS e outros sensores como acelerômetro como é o caso do Shield. De qualquer maneira, essas especificações o colocam bem acima do Ouya e seu Tegra 3 em termos de hardware.

O software também é mais novo que o da concorrência. O M.O.J.O. vem com Android 4.2.2. Ao contrário do Ouya, a Mad Catz preferiu manter sua plataforma aberta, com suporte para títulos vendidos na Play Store, na Tegra Zone e na Amazon Appstore. Como sempre, o grande problema desses consoles baseados em Android é a falta de uma biblioteca de games capaz de competir com o PC e com consoles tradicionais. O Ouya, com sua politica de demos grátis, tem uma abordagem mais inovadora nesse sentido, mas plataformas como o M.O.J.O. sempre serão superiores em número de títulos.

Como não poderia deixar de ser para uma fabricante de periféricos como a Mad Catz, o controle é outro ponto interessante do M.O.J.O. Trata-se de um gamepad baseado em Bluetooth Low Energy (ou Bluetooth SMART, se você preferir o nome mais novo) que é a cara de um controle de Xbox. Seu diferencial é que ele também possui botões de controle de mídia como “play” e “pause”. Outro recurso interessante é a possibilidade de usar o joystick para controlar o ponteiro do mouse no Android. Esse controle acompanha o M.O.J.O., mas também pode ser comprado separadamente.

O M.O.J.O. já está em pré-venda por 250 dólares e espera-se que as primeiras unidades cheguem ao mercado em Dezembro. A Mad Catz diz que a suprimento inicial do console será limitado, é melhor correr se você quiser garantir o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário