sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Jogar videogame melhora o cérebro, conclui estudo

Olhar Digital
Pesquisadores descobriram que jogar videogames pode fazer muito bem ao cérebro, à medida que estimula o crescimento da massa cinzenta - responsável pelo controle muscular, memória, linguagem e percepção sensorial.

O estudo que chegou a essa conclusão foi realizado pelo jornal Molecular Psychiatry, conforme noticiado pelo Mashable. Os pesquisadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, de Berlim, e do Hospital St. Hedwig fizeram adultos jogarem Mario no Nintendo DS por 30 minutos ao dia durante dois meses. Então notaram "aumento significativo da matéria cinzenta".

Houve melhora tanto no hipocampo bilateral quanto em porções do córtex pré-frontal direito - sendo o primeiro responsável pela formação da memória e de conexões sensoriais como cheiros, sons etc. À medida que os voluntários se aperfeiçoavam no jogo, seus cérebros melhoravam.

O Mashable nota que até o desejo por jogar foi positivo, pois os ganhos daqueles que declararam ter gostado do Mario foram superiores. Os pesquisadores acreditam que isso esteja relacionado ao sistema de recompensas do cérebro por causa da liberação de dopamina que, eventualmente, aumenta a massa cinzenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário